Regulamento da Pelada (regras)

1. DO OBJETIVO DO FUTEBOL

1.1. Este grupo de futebol foi criado com o intuito de promover o entretenimento, lazer e brincadeiras entre os amigos do futebol que outrora jogavam juntos.

2. DA COMUNICAÇÃO

2.1. Como forma de comunicação para o grupo da pelada será disponibilizado dois grupos de whatsapp conforme abaixo:

2.1.1. Grupo da Resenha da Pelada (resenha pelada do campo de 11)

a. Este grupo é para promover a interação entre os participantes do futebol, permitindo-se postagens, brincadeiras, debates, sugestões e zoações entre os participantes.

b. De forma expressa é proibido realizar ofensas pessoais aos amigos presentes neste grupo sob pena e responsabilidade de ser excluído do grupo e não participar mais deste.

c. Também fica um alerta para as postagens que são realizadas, embora tenhamos somente adultos no grupo, temos filhos (as) que podem acessar o celular de seus pais e observarem coisas inapropriadas.

2.1.2. Grupo da Adm da Pelada (Adm Pelada Campo de 11)

a. Este grupo é para promover as informações relativas à parte administrativa do futebol e somente administradores terão acesso para postagens ou escritas.

b. Tem por objetivo reportar informações do futebol, divulgar regras, estabelecer votações de novas regras (somente neste caso participantes terão acesso para escrita neste grupo), prestação de contas relativo às finanças do futebol, reportar informativos dos campeonatos ocorridos, rankings do futebol no ano, liberar link para inserção de nome em lista de presença, divulgar multados e devedores da pelada.

c. Neste grupo está expressamente proibido qualquer postagem que não seja dedicado aos assuntos relacionados acima.

3. DO BOM SENSO

3.1. Caso já saibam que não poderá comparecer a pelada, favor avisar no zap com antecedência (até quinta feira que antecede a pelada), para dar vaga a outro colega (bom senso).

3.2. O material de uso esportivo é coletivo, e portanto, é de responsabilidades de todos manter o bom uso e a conservação do material, para que possamos reutilizá-los outras vezes e pela maior durabilidade possível.

3.3. O Jogador que por ventura isolar a bola do campo de futebol para fora do estádio ficará responsável por no mínimo correr atrás da bola perdida (buscar recuperar) caso ninguém o faça.

3.4. Os uniformes utilizados antes dos jogos de uso coletivo são entregues limpos e organizados, ao realizar a devolução os jogadores (participantes) devem no mínimo entregar os uniformes desvirados (como receberam) e de forma organizada com os uniformes de seu respectivo time.

4. DOS PAGAMENTOS

4.1. Os valores cobrados para participação na pelada será de R$ 20,00 por pessoa para jogar 4 jogos de 20 minutos (aproximadamente) no domingo no horário de 08 às 10h da manhã.

4.2. O valor expressado acima somente sofrerá alteração (para mais ou para menos) se informado até a terça feira anterior a lista de presença no futebol, podendo assim, cada participante decidir se irá participar ou não do futebol.

4.3. O pagamento para ser realizado via PIX, deverá ser pago (quitado) até no máximo sábado, anterior a pelada, para que possibilite a organização financeira do futebol. Os participantes que descumprirem a regra citada acima deverão efetuar o pagamento em dinheiro ou o valor de R$ 22,00 no PIX.

4.4. Os pagamentos no dia do jogo (pagamentos normais em dinheiro) deverão ser realizados de forma antecipada aos jogos (em caso de pix, o comprovante deverá ser enviado previamente ou demonstrado no campo antes do jogo obedecendo ao item 4.3).

5. DA LISTA DE PRESENÇA

5.1. A lista de presença tem por intuito balizar a administração do quantitativo de jogadores presentes no futebol no domingo de forma a poder ser realizado a marcação do campo para jogo e também distribuir os times e posições de acordo com a disponibilidade de vagas e as escolhas de cada participante. O link que será disponibilizado para inserção de presença do participante indicará duas opções (nome em vaga – Lista Principal ou nome em lista de espera) conforme abaixo:

5.1.1. Lista Principal

a. Somente terão direito a usufruir da lista principal da pelada, jogadores (participantes) que já estiveram presentes por mais de duas peladas no grupo e independente de tempo que estejam ausentes.

b. A lista principal será liberada (distribuída para participação) toda terça feira às 20h no grupo do ZAP com nome de ADM Pelada do Campo de 11, anterior a pelada (domingo).

c. Será disponibilizado um link para acesso via internet aonde cada jogador (participante) deverá colocar seu nome na lista e vaga disponível, escolhendo sua posição e time ao qual deseja participar, obedecendo todas as solicitações de preenchimentos (nome, sobrenome/apelido ou email se necessário) geradas no link de participação (Google forms). (Lembrando: Atentar para as vagas disponíveis na lista principal e caso não tenha certeza de jogar utilizar a lista de espera).

d. A lista principal somente será divulgada no grupo ADM após completa ou na quinta feira à noite (anterior a pelada) para possibilitar na sexta feira o início da lista de espera. Neste mesmo dia o link de participação será desabilitado.

e. A lista divulgada no ZAP será já com os times e posições baseados na escolha dos participantes.

f. O sistema atualmente utilizado já elimina as vagas que foram preenchidas automaticamente, não cabendo alteração de vagas ou sobreposições, caso ocorram erros (bugs) estes serão avisados via zap de forma pessoal ao participante.

g. O participante que por ventura integrar a lista principal conforme sua escolha (time e posição), não poderá mudar posição ou time diretamente, mesmo que abra vaga na posição ou time desejado. O Participante que quiser tentar mudar de posição ou time já anteriormente selecionado por ele, deverá integrar a lista de espera na última posição que tiver vaga e aguardará a passagem por toda lista de espera para poder realizar sua mudança se houver vaga disponível, ou seja, fez sua escolha de time e posição só mudará se entrar em lista de espera e na sua vez tiver a vaga desejada ou outra vaga. Caso a lista de espera esteja vazia o jogador que se fizer valer deste artifício para mudar de time perderá o direito a jogar no domingo.

5.1.2. Lista de Espera

a. A lista de espera será disponibilizada conjuntamente com a lista principal no link de acesso a internet, e distribuída para participação toda terça feira às 21:30h no grupo do ZAP com nome de ADM Pelada do Campo de 11, anterior a pelada (domingo).

b. A lista de espera está destinada ao preenchimento para o caso da não certeza de participação na pelada de domingo, para inscrição de novos amigos e faltantes em suspensão. A lista de espera começará a ser requisitada toda sexta feira e sábado anterior a pelada. Esta lista obedecerá a sequência numérica de inscrição de cada jogador, porém, será liberado um tempo de 2h para resposta da participação da pessoa na pelada, através da pessoa que o inscreveu e caso a resposta não seja fornecida, automaticamente, passaremos ao próximo da lista e assim sucessivamente.

c. O jogador pulado na lista de espera, passará a ser o último desta mesma lista.

d. Quando por ventura o nome do participante for enviado no ZAP (grupo ADM) reportando o fato de que este deverá integrar a lista de espera e isto não for cumprido, este jogador ficará impedido de jogar no domingo. (Este item é de grande relevância, visto que a retirada de um nome da lista principal prejudica o funcionamento correto do sistema e gera muito trabalho para tal) Atentar!

5.2. Desistência da lista da pelada - O participante que colocar seu nome em lista principal para a pelada de domingo poderá e terá o direito a desistir da pelada do próximo domingo, conforme situações expostas abaixo:

5.2.1. Desistência até quinta feira – O participante que decidir ou necessitar retirar seu nome da lista principal poderá realizar sem ônus até a quinta feira anterior a pelada de domingo, ou seja, poderá desistir até no máximo quinta feira sem problemas nenhum.

5.2.2. Desistência na sexta feira – O participante que decidir ou necessitar retirar o seu nome na sexta feira anterior à pelada, terá como ônus, para a próxima pelada somente colocar seu nome na lista de espera, ou seja, não poderá na próxima pelada colocar seu nome na lista principal de jogo, somente na lista de espera.

5.2.3. Desistência no sábado ou domingo – O participante que decidir ou necessitar retirar o seu nome no sábado anterior à pelada ou domingo da pelada, terá como ônus, o pagamento integral de multa no valor da pelada do dia e automaticamente para a próxima pelada de domingo, somente poderá colocar seu nome na lista de espera do futebol.

5.2.4. Desistência justificada (direito adquirido participante) – Todo jogador (participante) poderá uma (1) vez ao ano faltar (falta justificada) ou desistir na sexta, sábado anterior a pelada ou no próprio domingo, sem o ônus de desistência ou falta (lista de espera e multa) e este recurso único ao ano, somente poderá ser utilizado por solicitação do jogador a qualquer momento que achar pertinente, assim que houver a ocorrência (no domingo respectivo da falta/desistência ou até no máximo segunda feira após a ocorrência).

6. FALTA NÃO JUSTIFICADA APÓS CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA

6.1. O tratamento das faltas no futebol se faz necessário, visto que geram impactos financeiros ao futebol e também impacto ao bom andamento da pelada e em função disto temos as condições estabelecidas abaixo:

6.1.1. Uma (1) falta – O jogador (participante) que faltar 1 vez perderá o direito a colocar o nome na lista de presença principal da próxima pelada (pelada seguinte a falta), podendo colocar seu nome na lista de espera.

6.1.2. Duas (2) a três (3) faltas – O jogador que faltar 2 vezes ou mais perderá o direito a colocar o nome na lista de presença principal da próxima pelada (pelada seguinte a falta) e estará automaticamente suspenso de 1 pelada (não poderá colocar seu nome na lista principal e nem na espera). Deverá pagar uma multa no valor da pelada antecipadamente ao seu respectivo próximo jogo na pelada.

6.1.3. Justificativa – A Justificativa independente de qual seja não dará o direito ao jogador de se isentar das regras relativas à falta citada no item, exceto pela utilização do item 5.2.4 (desistência justificada) deste documento.

6.1.4. Acima de três (3) faltas – O jogador que faltar ao domingo sem justificativa durante três (3) vezes no ano ficará suspenso durante 1 mês do grupo de futebol não podendo jogar em nenhuma hipótese.

7. DAS MULTAS

7.1. As multas são valores cobrados dos jogadores que faltarem ou desistirem do futebol após confirmação em lista de presença no sábado anterior a pelada ou domingo da pelada, conforme explicitado nos itens 5.2 (desistência) e 6 (faltas).

7.2. O valor da multa a ser paga será do valor da pelada ao qual o participante faltar/ desistir e o pagamento deverá ser realizado antecipadamente ao seu respectivo próximo jogo na pelada.

8. DOS (AMIGOS) NOVOS PARTICIPANTES

8.1. A entrada de amigos novos na pelada somente ocorrerá na sexta feira e sábado que antecede a pelada e por ordem da lista de espera informada.

8.2. A inserção dos nomes dos novos amigos se dará no zap diretamente através de um ADM quando solicitado pelo demandante (pessoa responsável por levar o amigo).

8.3. O demandante de novos amigos fica responsável pela presença do respectivo convidado na pelada e em caso de falta do mesmo, este ficará responsável pelo pagamento da multa relativa ao convidado conforme item 7 (Multas).

9. AGRESSÃO (SANÇÕES)

9.1. Falta de respeito/ofensas verbais (AGRESSÃO VERBAL)

9.1.1. Quem por ventura xingar ou faltar com respeito (ofensa verbal) com o árbitro ou qualquer jogador do seu time ou outro adversário durante a execução de nossa pelada sofrerá as seguintes sanções:

a. Uma (1) ou duas (2) ocorrências: O jogador (participante) estará automaticamente suspenso de 1 pelada, ou seja, não poderá jogar a próxima pelada.

b. Três (3) ou mais ocorrências: O jogador (participante) estará automaticamente suspenso por 1 mês do grupo do futebol, ou seja, não poderá jogar pelada durante 1 mês conosco.

c. Obs.1: Tais ocorrências para estarem aptas as respectivas sanções previstas neste item deverão estar relatadas na súmula do jogo pelo juiz no dia da pelada em que gerou a ocorrência.

d. Obs.2: Se o jogador (participante) cometer três (3) ocorrências somadas (agressão verbal + agressão física ficará um (1) mês sem poder jogar na pelada).

e. Obs.3: A condição de 2 ocorrências de agressão física no item abaixo, permanece valendo independente do subitem “d” (anterior).

9.2. Brigas (AGRESSÃO FÍSICA)

9.2.1. Quem por ventura brigar (agressão física) com o árbitro ou qualquer jogador do seu time ou outro adversário durante a execução de nossa pelada sofrerá as seguintes sanções:

a. Uma (1) ocorrência: O jogador estará automaticamente suspenso de uma (4) peladas (1 mês), ou seja, não poderá jogar a próxima pelada.

b. Duas (2) ocorrências: O jogador estará automaticamente suspenso por um (4) meses do grupo do futebol, ou seja, não poderá mais jogar conosco.

c. Três (3) ocorrências: O jogador estará automaticamente expulso do grupo do futebol, ou seja, não poderá mais jogar conosco e será excluído dos grupos do futebol do zap.

d. Obs.1: Tais ocorrências para estarem aptas as respectivas sanções previstas neste item deverão estar relatadas na súmula do jogo pelo juiz no dia da pelada em que gerou a ocorrência.

e. Obs.2: Se o jogador cometer 3 ocorrências somadas (agressão verbal + agressão física ficará 1 mês sem poder jogar na pelada), para esta condição não se excetuam as regras “b” e “c” deste item, permanecendo o jogador sujeito a aplicação destas.

10. DO CAMPEONATO

10.1. Expulsão

10.1.1. Em caso de expulsão o jogador sairá da partida de imediato e poderá retornar na outra. Se o motivo da expulsão for briga (agressão física), este não jogará mais no dia.

10.2. Impedimento

10.2.1. Teremos impedimento normalmente, e este será marcado pelo juiz. Como sabemos teremos Juiz e não teremos bandeira, logo peço a todos o respeito pelo Juiz.

10.3. Permanência no campeonato

10.3.1. Entrou no campeonato e independente de derrota ou empate ou como o time está jogando, não será admitido que o jogador deixe o campo de jogo por besteira. Caso ocorra esta situação o mesmo não jogará mais no dia e será suspenso de uma (1) pelada. Em caso de reincidência será suspenso de duas (2) peladas.

10.4. Regra do Capitão

10.4.1. Nos jogos de domingo somente poderá haver indagações ou reclamações (de forma educada) ao juiz do jogo por parte do capitão do time. Qualquer outro jogador que reclame levará cartão amarelo e duas reclamações consequentemente a expulsão pelo segundo amarelo, se assim, o juiz decidir.

10.4.2. Atribuições do Capitão: O capitão do time estará responsável por organizar a devolução dos uniformes do seu respectivo time de forma organizada ao final da pelada (conferência de quantitativo também faz parte desta atribuição).

10.5. Disputas do campeonato

10.5.1. A determinação da quantidade de times que disputará o campeonato de domingo ficará a cargo da Administração e será comunicado previamente ao campeonato de domingo (na terça feira antes do lançamento da lista da pelada).

10.5.2. O campeonato será disputado no domingo com três (3) ou quatro (4) times conforme tabelas e regras abaixo:

a. Campeonato com três (3) times Tabela do campeonato – Os times jogarão todos contra todos conforme tabela abaixo (jogos de ida e volta).

  • Tempo de jogo por time – Com 3 times em jogo teremos 80 min. de jogo para cada time sendo dividido em 4 jogos de 20 min.

  • Pontuação do campeonato – A vitória vale 3 pontos, empate vale 1 ponto e em caso de derrota nenhum ponto será somado.

  • Critérios de desempate (em caso de pontuação empatada – definição do finalista)

  1. Time que tiver o maior saldo de gols;

  2. Time que mais fez gols;

  3. Time que venceu o confronto direto entre os dois times competidores com maior diferença de gols;

  4. Time que tiver menos cartão vermelho;

  5. Time que tiver menos cartão amarelo;

  6. Se todos os critérios citados acima ainda permanecerem empatados deverá ter uma disputa de pênaltis entre os times com direito a 1 cobrança por time em mata mata.

  • Campeão - O campeão será aquele que tiver o maior somatório de pontos ao final de todos os jogos, ou obedecerá ao critério de desempate.

b. Campeonato com quatro (4) times

Tabela do campeonato – Os times jogarão todos contra todos conforme tabela abaixo (somente jogos de ida) e os dois times com maior pontuação farão a disputa da final e os dois time com menor pontuação farão a disputa de terceiro lugar.

  • Tempo de jogo por time – Com 3 times em jogo teremos 80 min. de jogo para cada time sendo dividido em 4 jogos de 20 min.

  • Pontuação do campeonato – A vitória vale 3 pontos, empate vale 1 ponto e em caso de derrota nenhum ponto será somado.

  • Critérios de desempate (em caso de pontuação empatada – definição do finalista)

  1. Time que tiver o maior saldo de gols;

  2. Time que mais fez gols;

  3. Time que venceu o confronto direto entre os dois times competidores com maior diferença de gols;

  4. Time que tiver menos cartão vermelho;

  5. Time que tiver menos cartão amarelo;

  6. Se todos os critérios citados acima ainda permanecerem empatados deverá ter uma disputa de pênaltis entre os times com direito a 1 cobrança por time em mata mata.

  • Disputa da final/ terceiro lugar – O time vitorioso será aquele que vencer a partida e em caso de empate no tempo normal (20 min) será realizado uma disputa de pênaltis (5 para cada time) e posteriormente alternâncias de 1 pênalti para cada time, determinando assim, o vencedor.

C. Não ocorrência de Jogos (W.O. ou falta de tempo para término dos jogos):

Caso termine o tempo pago pela pelada e não haja a conclusão de todos os jogos do campeonato, as regras de soma de ponto para o campeonato aos times se dará da seguinte forma:

  1. Os times que por ventura não tenham jogado algum jogo terão seus placares computados com 0 gols (placar 0x0) e será decretado empate entre as equipes somando 1 ponto para cada time na disputa do título.

Caso um time abandone o campeonato antes do término da disputa de jogos as regras de soma de ponto para o campeonato aos times se dará da seguinte forma (W.O.):

  1. Os times que por ventura iriam jogar contra o time que abandonou o campeonato, terão seus placares computados com 3 gols a favor (placar 3x0) e será decretado vitória para equipe que se dispuser a jogar somando 3 pontos para o respectivo time que estiver em campo na disputa do título.

10.6. Uso do VAR

10.6.1. Cada time poderá fazer uso de 01 chamada de VAR por domingo, conforme regras praticadas no futebol, para vistorias dos lances dos jogos.

10.6.2. A solicitação de uso do VAR deverá ser executada pelo capitão do time.

10.6.3. O VAR ao ser solicitado não poderá ser cancelado seu uso, independente de o vídeo conseguir ou não fornecer detalhes sobre o lance a ser vistoriado. Caso o vídeo não seja conclusivo ou não tenha, deverá o juiz fazer valer a decisão praticada no campo.

11. DOS RANKINGS DO ANO

11.1. Os rankings serão realizados anualmente (contabilizados no ano vigente), sendo zerados ao início de cada ano.

11.2. O acompanhamento será realizado individualmente por jogador (participante) e suas respectivas atuações, independente dos times em que jogarem.

11.3. Os números para computação no ranking serão verificados nas súmulas dos campeonatos (no dia) e somente o que estiver anotado lá será computado, não cabendo reclamações posteriores em função de anotações não realizadas ou realizadas de forma errada.

11.4. Os rankings anuais são distribuídos conforme abaixo:

11.4.1. Artilharia – Número de gols realizados por partida por jogador (participante), independente do time que estiver jogando, somando-se todos os campeonatos já participados no ano.

11.4.2. Assistências – Número de assistências realizado por partida por jogador (participante), independente do time que estiver jogando, somando-se todos os campeonatos já participados no ano. Somente serão consideradas assistências o passe definitivo para gol, ou seja, se o atacante tiver que driblar um adversário (exceto goleiro), o passe anterior não será considerado como assistência.

11.4.3. Melhores defensores – Serão os jogadores (participantes) do time que sofrer menos gols no campeonato (os dois zagueiros e os dois laterais que jogaram efetivamente, que estavam na lista principal) e em caso de empate de número de gols sofridos pela defesa, teremos o seguinte critério de desempate:

a. A zaga do time que for campeão;

b. Se nenhum dos 2 times for o campeão será o maior vitorioso nos confrontos diretos entre as equipes.

11.4.4. Títulos individuais (por jogadores) – Número de títulos conquistados por campeonato, por jogador (participante), independente do time que estiver jogando, somando-se todos os campeonatos já participados no ano.

11.4.5. Pontuação por jogadores no ano – Ao final do ano teremos a seleção anual dos jogadores por posição (lembrando que serão os jogadores que mais pontuaram em sua respectiva posição) e nesta constarão aqueles que mais pontuaram ao longo do ano. Os critérios para pontuação no ano são os seguintes:

a. Jogador campeão (título) – O jogador (participante) que for campeão com seu respectivo time ganhará dois (2) pontos por cada título para a seleção do ano.

b. Gol – O jogador (participante) que fizer gol em qualquer campeonato ganhará dois (2) pontos por gol para a seleção do ano.

c. Assistência – O jogador (participante) que ofertar assistência (passe para gol) em qualquer campeonato ganhará um (1) ponto por assistência para a seleção do ano.

d. Melhor defensor – O jogador (participante) que for melhor defensor da sua equipe em qualquer campeonato ganhará dois (2) pontos por melhor defensor para a seleção do ano.

11.4.6. Seleção do ano – Ao final do ano terá a determinação da seleção do ano de todos os campeonatos, e nesta constarão os 11 melhores jogadores discriminados por posição em que mais atuaram no ano, ou seja, cada jogador concorrerá na respectiva posição que mais jogou no ano. O critério para entrar na seleção do ano será conforme abaixo:

a. Terão vagas automáticas na seleção do ano os seguintes jogadores:

  • Jogador (participante) maior artilheiro anual do campeonato, se este for isolado (se houver empate com outro jogador contará os critérios normais de pontuações no ano);

  • Jogador (participante) maior assistente anual do campeonato, se este for isolado (se houver empate com outro jogador contará os critérios normais de pontuações no ano);

  • Jogador (participante) maior campeão anual do campeonato (mais títulos), se este for isolado (se houver empate com outro jogador contará os critérios normais de pontuações no ano);

  • Jogador (participante) maior defensor anual do campeonato, se este for isolado (se houver empate com outro jogador contará os critérios normais de pontuações no ano);

  • Com os critérios deste item teremos 4 vagas já ocupadas da seleção do ano, restando somente 6 vagas em aberto.

b. As 06 vagas ou mais restantes na seleção do ano serão ocupadas baseada nos critérios de pontuação de cada jogador por posição, sabendo que o jogador (participante) concorrerá na posição que mais jogou no ano. O critério de desempate para pontuações segue conforme abaixo:

  • Zagueiros/Laterais - Será considerado melhor aquele que for:

  1. Mais vezes melhor defensor

  2. Mais vezes campeão

  3. Tenha mais gols

  4. Tenha mais assistências

  • Volantes - Será considerado melhor aquele que for:

  1. Mais vezes campeão

  2. Tenha mais assistências

  3. Tenha mais gols

  • Meias - Será considerado melhor aquele que for:

  1. Mais vezes campeão

  2. Tenha mais assistências

  3. Tenha mais gols

  • Atacante - Será considerado melhor aquele que for:

  1. Mais vezes campeão

  2. Tenha mais gols

  3. Tenha mais assistências

12. DAS MÍDIAS SOCIAIS

12.1. Nosso futebol será divulgado através de canal no YOU TUBE filmado por nós apresentando todos os talentos e magias do futebol.

12.2. Nosso futebol terá atenção especial também através do INSTAGRAM aonde teremos informações especiais sobre os campeonatos que forem ocorrendo e jogadores participantes.

13. ATRASOS

13.1. O horário para chegada no futebol será somente até às 07:50h da manhã de domingo e em caso de atrasos o jogador (participante) mesmo ocupante da lista principal receberá como punição para próxima pelada somente a não participação da lista principal, ou seja, o jogador que se atrasar somente poderá colocar seu nome na lista de espera da pelada.

13.2. As excepcionalidades ao caso citado acima somente se dará para as pessoas que trabalham noturnamente, ou seja, só conseguem sair de seus respectivos serviços em horário próximo a pelada e desde que avisados antecipadamente a algum adm ou pelo ZAP da resenha.

13.3. Caso o jogador chegue atrasado com horário acima das 08:30h e em seu lugar já tenha um jogador em campo, este deverá pagar a pelada normalmente, porém, perderá o direito de jogar no domingo (esta regra só não será aplicada em função do item 13.2 deste documento).

13.4 Caso o Jogador chegue após às 08:00h terá que pagar uma multa de atraso no valor de R$5,00.